CCNA – Meu estudo!

Olá pessoal,

Quero primeiro dedicar este Post para todos que tem a força de vontade e a perseverança em estudar para adquirir uma qualificação maior em conjunto com o conhecimento.

Admiro todos que prezam pelo estudo pois é umas das poucas coisas na vida que não se pode tirar da gente.

Lembrando que eu já tinha conhecimento passado na área (Linux e Netacademy em 2006), mas foi de 10/Jan até 23/Mar (dia que passei na prova) que eu estudei de maneira intensiva total.

Prosseguindo, segue abaixo todos os materiais que eu utilizei para estudar e depois passar na certificação.

Ccna 4.1 – Guia Completo de Estudo – Marco Aurélio Filippetti (Livro #1)

Cisco Ccna: Guia de Certificação do Exame 3a edição – Wendell Odom (Aborda a 640-801, mas eu tinha como referência)

Cisco Netacademy (útil para tirar dúvidas bem específicas e detalhísticas)

Blog.ccna.com.br (minha inspiração inicial em voltar a estudar para fazer a CCNA)

– Muitos laboratórios, sendo que todos estão no blog

Qualquer dúvida entrem em contato. Terei o maior prazer em lhes ajudar.

Um abraço,

Maurício Bento Ghem.

Maurício Bento Ghem - Cisco CCNA Certified

84 comentários em “CCNA – Meu estudo!”

  1. Oi Mauricio,

    Bom dia !

    Marquei minha prova CCNA 640-801 para esse mês de agosto. Tb já fui aluno do Network Academy e estou me dedicando muito no Livro do Marco Filipeti (só que estou com o livro do 640-802) , mas pelo que comparei as únicas que coisas que diferem um e outro é o tópico de Wireless (q no 640-801 não tem) e a ausência do ISDN ( que no novo não tem..) Enfim, queria algumas dicas pois estou muito ancioso para essa prova… você sabe muito bem que o valor dela é um tanto alto ($ 250) e seria terrível para mim se não tivesse êxito nessa tentativa agora.

    Portanto, estou me esforçando demais para não disperdiçar esta oportunidade.

    Minhas maiores dúvidas são as seguintes:

    1. O tempo da prova (de acordo com o tipo de questões do exame ) dá para fazer a prova tranquilamente ou realmente é bastante limitado conforme comentários da maioria ( vou fazer a prova em Português) ?

    2. Quais os tópicos que me aconselharia a estudar com maior detalhamento e caem com maior frequência no exame ?

    3. Eu sou MCP e se você já fez algum exame da Microsoft, sabe que as provas são cheias de pegadinhas e isso faz com que vc fique além de muito nervoso (pela ansiedade) perca um tempo precioso nessas questões. Queria saber se o exame CCNA tem a mesma característica ou se as questões são do Tipo ” Está grávida ? Sim ou Não” Ou seja, testando mesmo os conhecimentos reais do candidato e não tentando confundí-lo ?

    4. Você teria alguns simulados que me indicaria para ter noção de como seriam as questões do exame ? Afinal, estou ralando muito nos estudos e tb acredito que esse é o melhor jeito de se preparar, adquirindo conhecimento ! ?

    Obrigado pelo espaço.

    Aguardo seus comentários !

  2. Olá Diego,

    Eu te entendo essa preocupação, ainda mais com o valor da prova. É uma pena que não existe mais a opção de COMEBACK, portanto deves estar 100% seguro.
    Vou numerar as respostas:

    1) O tempo de prova é relativo ao seu grau de preparação. Eu fiz em inglês (2 horas) e estava 110% preparado e seguro. Finalizei a prova faltando 47 minutos, sendo que mesmo as questões ‘garantidas’ eu parei, pensei, pensei e pensei. Em português você tem menos tempo, logo deve se preparar e praticar bastante para se acostumar com a pressão.

    2) Na verdade você deve saber tudo. Mas se eu fosse te dar uma dica do que prestar bastante atenção estudar um pouco mais (partindo do pressuposto que tu já sabe tudo) é Spanning-tree e ISDN (dialer-plans).\

    3) A prova é de testar os conhecimentos e tem ‘pegadinhas’. Um exemplo seria uma dada pergunta e você verifica a resposta e diz tudo certo mas a respeito de um frame, só que a questão fala de camada 3. Entendeu a pegadinha?

    4) Simulados, Pass4Sure e Testking. No hd do blog tem esses dois para a 640-802. Entre em contato para ver se é possível encontrar os da versão 640-801 da prova.

    Um grande abraço e sucesso.
    Qualquer dúvida entre em contato.

    Maurício.

  3. Muito Obrigado Mauricio pelas dicas e pelo espaço novamente .

    Vou “comer” o livro do Filipetti de novo, vou começar a fazer anotações sobre determinados tópicos e quando me restar apenas uma semana para o exame, vou começar a fazer uns simulados só para ver como me saio.

    Uma outra coisa que queria lhe perguntar… é a respeito do Livro do auto Wendell Odom. Você comentou que usou este livro como referência, estou buscando ele na Net, mas tá dificil de achá-lo.

    Me diz uma coisa, esse livro está em Português ou Inglês?
    Você teve que comprar o livro ou encontrou algum PDF do mesmo na net ?
    Eu tb uso o Packet Tracer como emulador , para fazer alguns LABs, infelizmente o livro do Filipetti está dedicado para os LABs no Dynagen, queria saber se este livro (do Wendell Odom) possui alguns LABs que possa executá-los no Packet Tracer ?

    Nossa, estou sendo “chato” né… me desculpa viu é que muito dificil encontrar alguém que queira te ajudar sem ao menos te conhecer, por isso to tentando extrair o máximo possível de você que já é um CCNA.

    Obrigado e no aguardo!

  4. Na verdade, os laboratórios quem faz é você hehehe. Foi o que fiz.
    Se você pesquisar no Blog tem uma coleção enorme de laboratórios para o Packet Tracer. Você já fez isso?

    O livro do Wendell Odom eu tenho em português, mas na internet acredito que só tem em inglês. Tem no HD do blog a versão em inglês.

    No HD do blog tem um pacotão de laboratórios também.
    Uma boa sugestão que eu poderia te dar seria de filtrar no meu blog e no blog.ccna.com.br por artigos e laboratórios da categoria CCNA. Você terá o necessário para a certificação. Mais que isso, eu te sugiro a criar seus laboratórios e você definir os objetivos a serem completados, dessa maneira eu evolui MUITO!

    Um grande abraço,
    Maurício.

    PS: Te mandei um material no email.

  5. Ok !!!!

    Agradeço pelo material enviado por e-mail ( vai ser muito útil )
    As dicas então, essas não tem preço !!!
    Vou procurar adquirir o livro do Wendell Odom em Português, para não perder o costume, sabe onde posso encontrá-lo ? rs
    Já fiz uma pesquisa e esse material tá indisponível para venda no Submarino e no Extra Eletro….será que me lasquei ? rs
    Vou crias uns LABs , vou comer o livro do Filipetti de novo, vou tb acessar o seu blog e o blog.ccna diariamente ( esse último eu já acessava)
    E rumo a Ceritificação CCNA !!!!
    Vou fazer a prova dia 29/08
    Espero manter contato com você !!! Foi de muito proveito para mim. Thanks !!!
    Abraços

  6. Diego,

    Te digo de antemão que o livro do Wendell eu utilizava para tirar dúvidas, quando era necessário ter um nível maior de detalhamento.
    Quando o nível de detalhamento de certo conteúdo não era desejável, eu partia para o conteúdo do Netacad. Neste, o nível de detalhamento é supremo. Não desmerecendo o livro do Filippetti que é a obra mais didática e de melhor entendimento que eu já vi para o CCNA. Esta foi a obra-base de meus estudos.

    Fica a cargo de você refletir e entender como funciona o seu estudo.
    O meu funciona melhor contextualizando tudo, entendendo melhor tudo, para então me aprofundar em tudo.

    Um grande abraço.
    Maurício.

  7. Iae Bentow!

    Parabéns pelo site cara, legal saber a metodologia que você utilizou
    nos seus estudos, estou estudando no momento para o CCNA, frequento
    assiduamente o blog CCNA, que vc tb sempre está por lá..

    Mas estou passando por aqui pra dizer que sempre que posso dou uma
    passada por aqui; O conteúdo tá muito bom mesmo! É que agora o foco
    não é mais o CCNA né .. mas mesmo assim tem muito material por aqui;

    um abç!

  8. Olá Deco,

    Obrigado pelos elogios meu caro.
    Gosto de contribuir, e além de colocar tópicos com resumos sobre determinadas tecnologias ou protocolos, gosto de fazer a pessoa se questionar heheeh

    Não necessariamente sobre a carreira, e sobre um todo muito superior.

    O que muitos se complicam na hora de estudar é a organização. Não a organização dos materiais, das ferramentas e sim do estudo propriamente dito. Não consegue estruturar um cronograma de estudos, uma rotina.

    É através de posts que nem o que você comentou que tento trazer a tona a questão do plano de estudos/ação para estruturar o estudo e otimizar a sua aprendizagem. Talvez isso seja um pouco coisa de Engenheiro, mas é muito interessante.

    Planejamento!

    Um grande abraço,
    Maurício.

  9. Olá Maurício, gostei muito do seu blog. tenho 32 anos e ingressei agora no curso tecnico de redes, ou seja não posso perde mais tempo, ja tenho formação academica mas na area de comunicação, nao segui carreira, mas vejo na area de redes um novo caminho, gostaria que vc me orientasse nesse novo rumo.

    Em fevereiro 2010 estou começando um curso preparatório cisco, no senai do ES, mas te confesar uma coisa, eu nao sou da area, comecei meu curso de redes agora nesse 2 semestre, ou seja to meio por fora do assunto.

    Você poderia me ajuda a fica mais por dentro do assunto? olhei o seu blog muito bom ! mas não achei um assunto para o iniciante, para aquele cara como eu, to com muita vontade de aprender sobre a certificação cisco. Você pode me ajuda? esta semana ja vou comprar o livro do Marco Aurelio.

    Meu curso de técnico termina no final de 2010, e tenho como objetivo termina meu curso tecnico em redes pelo senai de vitoria e tb estar com a certificação cisco em mãos.

  10. Olá Oliveira,

    Eu respeito o que você está fazendo, trocar uma área na qual já possui experiência para outra que está começando (e deve ser o que você realmente gosta).

    Oliveira, para iniciar no mundo das redes ainda te recomendo o livro do Marco Filippetti. Ele é bastante didático e trata desde o básico das redes de uma maneira mais prática e com bastante analogias.

    Existem outros livros que são utilizados nas Universidades e tratam mais da parte teórica das redes de computadores, um desses autores conceituados é o Kurose.

    Acredito que para seu caso uma abordagem mais prática seja o ideal, mas depende do grau de aprofundamento que deseja ter.
    Atualmente, você continua trabalhando na área da comunicação, ou conseguiu ingressar no mundo das redes?

    Abração,
    Maurício.

  11. Maurício, agradeço pela sua atenção, atualmente vamos assim dizer Eu faço freelancer; rapaz eu quero enfia a cara nesse mundo das redes, estou querendo fazer um planejamento para quando terminar este curso de um ano e meio, eu possa dominar as redes que o mercado mais usa. Tenho um primo que e gerente de projetos de uma grande redes de supermercado, falei para ele que irei fazer a certificação ccna, ele nao se mostrou empolgado, e me disse que seria mais interessante cair de cara na rede linux.

    Mauricio, meu amigo e guru, por favor me fala uma coisa: como esta o mercado e relação a rede linux, microsoft e cisco? gostaria que vc me desse uma parametro.

    Que caminhos devo trilhar? e em qual desses 3 teria mais chance no mercado? seria possivel ter o dominio dos 3?

    No senac daqui de vitoria esta lançando um curso agora e outubro fundamentos, administraçao e segurança linux.

    agradeço pela sua atenção
    amigo o guru é so uma brincaderinha
    valeu
    oliveira.

  12. Oliveira, Na verdade saber um pouco dos três vai te ajudar profissionalmente. Porém, uma desta três possibilidades deve ter ênfase. Eu sou LPIC-1 e estou atualmente estudando para o CCNA. Um tempo atrás fiz o curso de Windows e embora confesso não gostar muito, hehe me ajudou bastante quando precisei
    integrar Linux e Windows em alguns ambientes. Mas sendo prático Oliveira, Essa resposta é muito pessoal. Depende do que você gostaria ou gosta de fazer e isso você provavelmente ainda não saiba dizer já que iniciou agora na área. Meu interesse pelo Linux inicialmente foi por que eu tinha e tenho interesse por Segurança
    da Informação. O Mauricio pode dar mais dicas, com certeza.

    abrços

  13. Olá Pessoal,

    O mundo das redes é bastante extenso. E saber se é Windows ou Linux que domina depende do ramo.

    Na área de Telecom, existem muitas soluções para fazer roteamento que são mais baratas do que um Cisco 7200, por exemplo. Nesse mercado o Linux com os pacotes certos instalados (Zebra + Quagga, ou o Mikrotik) atua como um roteador escalável e confiável na medida que seu hardware tenha essas qualidades.

    Mudando o setor para redes internas, PDCs e autenticadores de estações, a Microsoft ainda domina em relação ao LDAP do Linux. Com o Windows 2003 criar um PDC com permissão de grupos e outros recursos é uma tarefa fácil.

    Retomando, acredito que como você está ingressando nesse mundo, fixe um objetivo em sua mente. Por exemplo, passar no CCNA! Além de conhecimento, você ganhará currículo ao atingir essa certificação. Em paralelo, comece a ler na Internet mesmo sobre os diversos segmentos que uma rede pode abrangir.

    Dessa maneira, além de você estar aprendendo tem a possibilidade de descobrir a área na qual tem maior afinidade, para então dedicar todos seus esforços e não perder mais tempo.

    Isso é o que estou fazendo. Ao longo dessa jornada descobri que é assim mesmo, cada um tem afinidade para um segmento de redes. Alguns puxam mais para Windows, outros para Linux e outros trabalham apenas com Telecom, exclusivamente com equipamentos Cisco e Juniper. Por isso ressalto, quando descobrir a área que tem afinidade, lute para ‘cair de cabeça’ nela.

    Espero que tenha esclarecido.

    Um grande abraço,
    Maurício.

  14. Boa noite Maurício, cara queria te dar os parabéns pela aprovação no concurso do Banrisu, moro em Porto Alegre, estou recomeçando a estudar para o CCNA, acredito que vou fazer a prova somente em dezembro, queria saber se você teria algum material que julgue que iria auxiliar em meus estudos.

    Desde já agradeço

    Grande abraço

  15. Olá Marcelo,

    Muito obrigado pelos parabéns cara, você prestou a prova para o concurso também?

    Bom, para o CCNA a obra base que recomendo é o livro CCNA 4.1, por Marco Filippetti, também mantenedor do blog.ccna.com.br.
    Na minha opinião, este livro é a obra melhor escrita em português, pois além de tratar os conceitos de maneira didática o conteúdo é bastante ‘mastigado’. Recomendo como obra-base.

    Mas, acredito que precise de outras obras para ter um estudo completo, por isso que recomendo os livros do Wendell Odom. Atualmente, ele escreveu dois volumes para o CCNA (em 2006 era apenas um). Este livro é bastante denso, mas será o local para consulta quando ficar com alguma dúvida num conceito.

    Se você já fez o curso Netacad, se tiver acesso ao portal, também é bastante interessante. Lá que eu esclarecia as dúvidas que em lugar algum eu conseguia esclarecer, como foi o caso do funcionamento completo do Spanning-tree.

    Acredito ser isso.
    Espero que tenha te ajudado. Qualquer coisa entre em contato.

    Abração,
    Maurício.

  16. Mauricio,

    Eu moro nos Estados Unidos e aqui nao tem o livro do Marco Filippetti pra vender. Acabei de perder 2 oportunidades de emprego pra ganhar mais de US$ 150.00/ano por nao ter o CCNA. Fiz curso da CISCO (so switches) ha 10 anos e sou formada em Engenharia de Computacao ha 10 anos tb; ou seja quase nao lembro mais este papo de protocolos e comando de roteador. Comecei a ler o Official Guide da Cisco que era o unico material que eu conhecia. Porem cada livro (ICND1 e ICND2) tem mais de 700 paginas. Apesar de eu ja ter lido umas 300 paginas e entendido tudo, sei que vou levar mais de um mes pra terminar de ler e fazer os simulados. Ou seja, preciso de uma versao mais compacta, uma vez que meu visto ta pra vencer e preciso arrumar um emprego rapido pra segurar meu visto aqui (e o emprego depende do CCNA). Vc nao conhece nenhuma referencia de livro mais compacta, como a do Mauricio , que eu poderia comprar por aqui (Amazon ou qq livraria de Nova Iorque) e que vai me ajudar a ler mais rapido? Obrigada!

  17. Olá Nivea,

    Meus parabéns por estar onde está, existem muitas pessoas que gostariam de estar na posição que você se encontra!!!

    A respeito da CCNA, na minha opinião o livro do Marco Filippetti é a melhor obra nesse aspecto. Por o CCNA ser um exame entry-level, acredito que esta teoria deve ser bem mastigada, ir devagar. Na minha opinião o Wendell não apresenta o conteúdo de uma maneira tão boa como o Marco faz.

    Se eu pudesse te ajudar para enviar algum livro para aí ou algo parecido… Não sabe de nenhum outro portal que possa te enviar o livro?
    Me envie um email para conversarmos mais!!!!

    Um grande abraço,
    Maurício.

  18. Mauricio,

    Vc e dez. Muitissimo obrigada por tentar me ajudar. Alias muito obrigada por tentar ajudar todos aqui no blog!!!

    Mas infelizmente nao tem como este livro chegar aqui rapido, por um unico motivo: os correios americanos (que e uma droga). Eu ja tinha pesquisado sobre isso e descobri que se depender dos correios brasileiros ou empresas DHL, o livro chega ate no dia seguinte. Mas quando cai na maos do correios americano, e so Deus. Eu ja tive experiencia passada com isto.

    O negocio e o seguinte, ja li 500 paginas do livro do Wendell…e vou continuar. Seja o que Deus quiser. Ate porque o teste aqui nao sera em Portugues. O problema e que eu comecei a me perder de tanto comando e protocolo pra decorar. Tb nao estou afim de pagar curso aqui, por que o mais barato que achei foi quase US$ 4000. Eu tenho que fazer isto rapido, porque meu visto aqui esta com os dias contatos.

    So queria incentivar a galera do blog a tirar mesmo esta certificacao. Quando trabalhei no Brasil, eu nao dava muito valor pra isso. Mas aqui, se vc nao tiver esta certificacao, os caras nao querem nem saber se vc tem experiencia (eu estou passando por isso). Eles querem a certificacao e fim de papo!!! Outro dia li uma materia que cada certificacao CISCO aqui e um aumento de US$ 7000/ano no salario. E uma pena que no Brasil as empresas nao veem o CCNA da mesma forma.

    Mais uma vez, muito obrigada e uma otima semana a todos,

    Nivea

  19. @Nivea,

    É uma pena que não podemos fazer um workaround para que consiga o livro, mas mesmo assim boa sorte nos estudos.
    Tenho certeza que vai conseguir passar na certificação, pois motivação não falta, certo?

    Bastante interessante a sua história. Você foi para o EUA para trabalhar, ou para estudar?

    Agora, se o visto vencer e você conseguir um emprego consegue renovar o visto? Que legal.

    E outra, o que você comentou no fim do reconhecimento das certificações, algumas empresas reconhecem, mas não talvez da maneira monetária. Eu fui numa entrevista que não era exatamente para a área de Telecom/redes, e por eu ter a certificação mostrou meu empenho em buscar conhecimento e certificá-lo.
    Fica a dica para todos!

    Nivea, espero que consiga regularizar a sua situação e aguardo o comentário da aprovação no CCNA. Parabéns pelo empenho.

    Qualquer coisa, estamos aí para ajudar.

    Um grande abraço, sucesso e felicidade!
    Maurício Bento Ghem.

  20. Caro Mauricio,

    Onde posso adquirir o livro do Marco Filippetti?Tenho lido no forum e lendo a sua opinião, fiquei curioso em ler este livro
    Tenho estado a estudar para o exame de CCNA, e terei que fazer até Março de 2010, recorrendo aos videos do CBT Nuggets e da Transignal assim como o da Sybex CCNA Study Guide Ver.6. Depois vou apostar forte nos lab.

    Parabéns pelo Blog.

    Abraço,

    Jorge Pinto

  21. Olá Jorge,

    Desculpe a demora. Estou voando e pretendo fazer um comentário maior no blog a respeito disso tudo.

    Com relação à sua dúvida, o livro do Marco pode ser adquirido via internet.
    A minha cópia foi adquirida no site http://www.submarino.com.br, mas existem muitas outras, sendo que essa eu recomendo.

    Você é do Brasil ou de Portugal?

    Abraços,
    Maurício.

  22. Maurício,

    Trabalho há mais ou menos 10 anos com coletores de dados.No inicio era somente batch. Após uns 5 anos entrei na rea wireless e desde então só trabalho com isso.
    Agora comecei a estudar para prova CCNA, comprei os livros CCNA ICND1 e 2, Ciscopress, baixei muito material para estudo do CCNA, tanto do seu blog quanto do Marco.
    Porem não estou “tão” apressado para o exame, quero estudar o maximo possivel e depois sim fazer o exame.
    Qual seria o “caminho” a trilhar ?
    A ideia final é certificação Wireless !!

    Um grande abraço e parabens pelo blog !!!

  23. Olá Edgard,

    Eu ainda te aconselho adquirir o livro do Marco, o CCNA 4.1, pois como base é excelente, pois é didático e bem explicativo. Neste caso, utilizar o ICND 1 e 2 como complementação de estudos.

    A respeito do ‘caminho a trilhar’, depende muito de você conhecer a si próprio e entender como você aprende. Vou te falar como EU aprendo.

    Preciso aprender por tópicos, logo eu ponho metas em aprender tal conteúdo tal dia, e não ler X páginas do livro. Desta maneira, eu inicio e termino o conteúdo ‘fechando o pacote’. Depois da primeira iteração de aprendizado, começo a praticar, fazer laboratórios para aprender mais e sempre utilizando os livros como base teórica para entender mais os acontecimentos simulados no laboratório. Depois, mais uma rodada de estudos, laboratório e simulados para ter o feedback do conhecimento.

    O ideal, como o tempo não é seu inimigo, é você criar um plano de estudos que vai desde o início até o fim. Assim, você não corre o risco de ficar perdido e não saber o que fazer em certo ponto.
    Abaixo, eu disponibilizo o link da minha metodologia para a prova BCMSN para ficar mais claro o que eu estou falando.
    http://www.bentow.com.br/2009/06/02/metodologia-de-estudos-para-bcmsn/

    Um grande abraço,
    Bentow.

  24. Maurício,

    Obrigado pelas valiosas dicas !
    Mas ainda tenho uma duvida, esse “passo-a-passo” não é referente ao CCNA (os materiais que você citou) ?

    O restante está bem claro !!!

    Mais uma vez, muito obrigado pelo auxilio !!!

    Um Abraço !!!

  25. Edgard,

    Na verdade, não é um passo-a-passo, e sim um plano de estudos para você utilizar como modelo para o seu caso. Utilize este modelo de plano de estudos para estruturar o seu, mas claro que depende do como você aprende.

    Os materiais que utilizei são os descritos neste post.

    Abraços,
    Maurício.

  26. Maurício,

    Agradeço muito teu auxílio, tanto através do blog quanto a atenção !!!

    Um abraço

  27. Maurício,

    Em breve volto a te questionar alguma duvida, acredito que não serão poucas !

    Abraço

    PS.: Caso precise de alguma documentação wireless, posso enviar também !

  28. Maurício,

    Pode deixar que hoje a noite vou montar o Zip e disponibilizar pra vc !!!

    Abraço.

  29. Mauricio,
    Boa noite.

    Estou querendo muito tirar minha certificação ccna, mas não por onde começar, será que podia me dar umas dicas e um caminho para começar meu estudos?
    desde já agradeço.

    abraço

  30. Olá Fábio,

    Um caminha interessante para se iniciar é com a leitura de material de estudos para certificação. Uma obra de qualidade, bastante didática é o CCNA 4.1, por Marco Filippetti.

    O ideal é você criar um plano de estudos, englobando leitura, prática, feedback e reforço no conteúdo. Esse tipo de organização eu só comecei a fazer após a CCNA. Abaixo, te apresento o plano de estudos que fiz para a prova BCMSN, que compõe a CCNP.
    http://www.bentow.com.br/2009/06/02/metodologia-de-estudos-para-bcmsn/

    Abração,
    Maurício.

  31. Mauricio
    Boa noite.

    Venho mais uma vez te podir um help. instalei o dynamips, realizei todos os procedimentos para configuração de acordo com o tutorial, atualizei a ios para o 3600, mas na hoara de startar ele aparece o seguinte erro
    Reading configuration file…

    *** Error: unable to create VM instance ‘R1’
    See dynamips output for more info.

    Press ENTER to continue

    Sera que voce poderia me ajudar…o sisttema operacional que uso é o windows 7.

    desde ja agradeço sua atenção.

  32. Olá Fábio,

    Nunca rodei o Dynamips no Windows 7, apenas no XP, Vista e Linux e não me lembro de ter visto esta mensagem de erro.

    Minha sugestão é verificar dois pontos:

    1) Verificar se a IOS está de fato associada ao roteador;
    2) Verificar problemas de incompatibilidade com o Windows 7.

    Um grande abraço,
    Maurício.

  33. Boa noite. Amigo, pode me informar se o CCNA 3.1 para o CCNA 4.1 tem muita diferença? Comecei o CCNA 3.1 na fundação Bradesco e tou achando muito corrido! Obrigado.

  34. Maurício, Parabens pelo site cara!

    Então andei lendo os posts anteriores e pra ajudar ai caso alguem precise, aqui em São Paulo – SP na Rua Vitoria centro da cidade vende os livros ICDN 1 e 2 traduzidos em portugues. o preço e meio salgado R$ 249,00 os o pacote com os 2 livros. essa e a vantagem de garimpar nos sebos da cidade.

    e queria agradecer tambem pelo apoio indireto que você me passou estou no meio do curso da certificação na faculdade IBTA e antes de eu começar , sempre li constantemente o site.

    abraços

  35. Olá Caio Biondo,

    Muito obrigado pelos elogios!

    Agora, é minha vez de te agradecer pelas informações passadas aos leitores.

    Eu já comprei livros na FNAC e no Submarino, e os preços sempre são bastante vantajosos. Também, no submarino é possível obter cupons que possibilitam mais descontos.

    Abração,
    Maurício.

  36. Olá Marcelo,

    Tutorial de Packet Tracer eu nunca vi, pois ele é um pouco auto-explicativo.
    Você adiciona os dispositivos que quer no diagrama, realiza a interconexão, clica neles e vai na aba Config. Desta parte para frente é como se fosse um roteador simulado.

    O que existe, é um Overview que apresente as funcionalidades, e telas do Packet Tracer. Este documento pode ser obtido no HD do blog (bentow.4shared.com), pasta Packet Tracer.

    Att,
    Maurício.

  37. Boa Mauricio! Parabens pela certificação. QUeria saber se para tirar a 640-802 eu preciso primeiro da 640-801? Vc poderia, por gentileza mandar o material que vc tiver pro meu e-mail tb? Forte abraço e parabens de novo!

    Ahh! A prova 640-802 ja tem em portugues?

  38. Olá Daniel,

    Para você se certificar CCNA, é necessário você ter a ou a 640-802 ou a 640-801. A 640-801 está sendo descontinuada, então você apenas a fará se já está cursando algum curso do Netacademy da Cisco.

    Ambas as provas possuem versões em português.

    Quanto ao envio dos materias, peço que você faça o download dos disponíveis do HD do Blog, pasta Livros e Simulados. bentow.4shared.com.

    De antemão te adianto, a melhor obra para se utilizar como base é CCNA 4.1, por Marco Filippetti, mas os materiais contidos no HD são de extrema valor também.

    Atensiosamente,
    Maurício.

  39. Olá Maurício, estou terminando o curso de Sistemas de Informação e pretendo obter o CCNA, porém, pretendo estudar de forma offline, isso é, baixando o conteúdo e provas da cisco e utilizando o packet tracer e futuramente fazer o exame em duas etapas e em português. Eu tenhu como meta obter o ccna no início do segundo semestre de 2010, já tenho uma base de redes que porém precisa ser melhorada. Pretendo fazer 2 provas semanalmente. Considerando que eu trabalho durante o dia, a duvida é se o meu prazo é viável ou não, e desde já agradeço pelas dicas e parabéns, sucesso na carreira!!

  40. Maurício, obrigado pelas dúvidas respondidas. Mas, agora surgiu um novo problema. Eu e mais 5 pessoas passamos (22/10) na fundação Bradesco para o módulo 2 do curso CCNA 3.1 BR(que eles ministram). Ocorre que ontem pesquisando na Net, vi essa notícia:http://www.cisco.com/web/BR/educacao/netacad/noticias/boletim/noticias_programa_boletim_noticia14.html
    Me diga uma coisa. Esse curso CCNA3.1 vai ser extinto? E porque a fundação Bradesco não deu nenhuma satisfação a nós à esse respeito? Obrigado.

  41. Fala fera! Td tranquilo? Primeiro queria te agradecer pelo material que vc disponibilizou no HD. Muito bom! Tira uma duvida minha: O formato da prova 640-802 é de que tipo (multipla escolha,…existem exercicios para simular redes ou é com contato direto com dispositivos cisco? Se exixtem simuladores, vc sabe qual ou quais eles usam? Me de uma luz!! rsrsr

    Abraços! Daniel.

  42. Fala fera! Td tranquilo? Comprei o livro do filipetti pra começar meus estudos. Peguei tb no HD do blog bastante material. To com uma duvida em relação como será a prova. Se é de multipla escolha? tem provas praticas (com simuladores ou com equipamentos reais?) Quais simuladores que eles utilizam na prova? Obrigado desde ja.

    Abçs.

  43. Olá

    Uma alternativa que eu achei muito interessante foi os livros ICND 1 e ICND 2 da Cisco Press , do Weldon Odon e seguindo o meu estudo pelo cronograma da Academia. Ex.: CCNA modulo 1 , Existe o crono grama de mátéria e estudo pelos 2 livros e complemento com o Livro do Filippetti. Minha Prova Está marcada para o dia 11 de Dezembro 2009.
    Maurício minha dúvida é com relação a tradução da prova para o Português, tendo em vista, que eu recebi algumas informações de que essa tradução não foi bem feita e que era pra fazer a prova em inglês. Realmente esta informação procede?

    Aguardo Respostas

    Grato
    Erick Gaia

  44. Olá Adriano Carvalho,

    Primeiro, parabéns pela dedicação. Só é possível entender essa perseverança, quando se está passando por isso.

    Acredito que todo prazo é viável, pois quem impõe os limites somos nós. Tu deves conhecer teus limites para saber, pois ninguém melhor que você para se conhecer.

    Eu não entendi muito bem o que seriam 2 provas semanalmente. Mas, se você pretende obter a CCNA até setembro de 2010, é totalmente viável.
    Eu comecei meus estudos em janeiro, buscando me certificar em junho. Resultado, fiz em março!!!!

    Abraços, sucesso!
    Maurício.

  45. Olá Marcelo,

    Não consegui acesso pelo link que tu passou. Mas, uma coisa é fato, o currículo CCNA evoluiu e as versões antigas estão saindo aos poucos. A prova 640-801, só é possível marcar que está cursando o NetAcademy e similares, caso contrário somente a prova 640-802 está disponível.

    Abração,
    Maurício.

  46. Olá Daniel,

    A prova CCNA é composta de diversos fatores, no livro do Filippetti tem bem explicado como funciona. Acredito que esteja nos apêncides, dê uma olhada.

    Mas, a prova é composta de: questões de única escolha, questões de múltipla escolha, e-sims, labs e fill the blanks (preencher espaço em branco). Os simuladores utilizados são em flash, mas simulam as partes somente necessárias para a resolução da questão!

    Abraço,
    Maurício.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *