Laboratório Multicast PIM Dense e Sparse Mode

Olá Pessoal,

O blog seguindo o fluxo do autor está, também, adquirindo material para a certificação CCNP. Ontem, prosseguindo com o estudo finalizei meu estudo sobre Multicast e agora comecei na parte de IPv6.

Quero contribuir com um laboratório que me auxiliou no entendimento do protocolo PIM (Protocol Indepentent Multicast) que é o protocolo utilizado na BSCI para criar as tabelas de roteamento multicast.

Como existem dois tipos de configuração do PIM, Dense-mode e Sparse-mode, foram feitos dois laboratórios distintos sendo que ambos utilizam a mesma topologia (ver figura).

Os laboratórios possuem arquivos TXT que são as configurações iniciais. As configurações que estão armazenadas na NVRAM dos roteadores é a final, para que possam ser feitos testes. Se você quiser configurar do zero, sinta-se a vontade. Abaixo eu disponibilizo ambos para o download e utilização, lembrando que o roteador utilizado é o 3600 com IOS 12.3 release 15 e o download de sua IOS pode ser feita neste link, pasta IOS - Dynamips.

O download os laboratórios podem ser feitos abaixo:

Laboratorio Multicast PIM Dense-Mode

Laboratorio Multicast PIM Sparse-mode

Compartilhe!
  • Twitter
  • Facebook
  • Digg
  • LinkedIn
  • del.icio.us
  • Technorati
  • Google Bookmarks
2 comentários para “Laboratório Multicast - PIM”
  1. Leonardo disse:

    boa tarde Bentow, que aplicação vc usou em seu lab para gerar trafego multicast, ou usou o MRM do proprio ios?

    []s,

    Léo

  2. Olá Leonardo,

    No início, eu tinha pensado em utilizar alguma aplicação para gerar tráfego. Mas, depois eu vi que era possível gerar realizando um ping no endereço Multicast!!!

    Abraços,
    Maurício.

  3.  
Comentar