Olá Pessoal,

A BCMSN é uma prova complicada para praticar, pois da parte dos simuladores sempre carece alguma coisa.

Em meu ambiente de estudos, verifiquei que ao utilizar o Boson Netsim, o Packet Tracer e o Dynamips tenho suporte para quase tudo. Meu próximo post será sobre o que cada uma destas ferramentas dá suporte.

Neste post farei um overview do funcionamento dos protocolos e focarei num diagrama que apresenta os principais pontos de cada um.

Por hora, vamos falar sobre alta disponibilidade. Nos roteadores e Switches L3 da Cisco estão disponíveis: HSRP (Hot Standby Router Protocol), VRRP (Virtual Router Redundancy Protocol) e o GLBP (Gateway Load Balancing Protocol). Abaixo, será feita uma pequena descrição de como funcionam estes protocolos.

Os dois primeiros (HSRP e VRRP) atuam de maneira parecida. Em ambos, cada roteador recebe um IP que não é do gateway. Os roteadores que estão configurados para falar algum destes protocolos trocam hello messages para descobrir quem será eleito o primário, baseado na maior prioridade (maior IP utilizado como critério de desempate caso a prioridade seja a mesma). O roteador primário responderá pelo seu IP e pelo IP configurado como gateway. Desta maneira, se este roteador falhar, quando o roteador secundário ficar determinado tempo sem se comunicar (dado pelo dead time) este assumirá o papel de primário e enviará seu endereço MAC (pelo protocolo ARP) para assumir a comunicação pelo IP do gateway.

O GLBP foi desenvolvido para suportar o balanceamento de carga. Os roteadores desempenham dois papéis:

  • Um roteador é eleito o AVG (active virtual gateway), este responderá todas requisições ARP pelo endereço do gateway. A ’sacada’ é que ele responde com o MAC-address de cada um dos outros roteadores, baseado no algoritmo de balanceamento de carga. Os algortimos são Round-robin (default), weighted, e host-dependent.
  • No máximo 4 roteadores (incluindo o AVG) são AVFs (active virtual forwarder) e participam do processo de encaminhamento de dados.

Abaixo, é apresentado um diagrama que apresenta os principais pontos de cada um destes protocolos.

Resumo de Protocolos para Alta Disponibilidade: HSRP - VRRP - GLBP

A obra utilizada como referência foi o livro oficial da Cisco Press: CCNP BCMSN Official Exam Certification Guide, por David Hucaby.

Um grande abraço,

Maurício Bento Ghem.

Compartilhe!
  • Twitter
  • Facebook
  • Digg
  • LinkedIn
  • del.icio.us
  • Technorati
  • Google Bookmarks
7 comentários para “Resumo de protocolos para alta disponibilidade: HSRP, VRRP, GLBP”
  1. roberto_mendes disse:

    Muito bom seu post bentow.

    Já faz um tempo que venho acompanhando seus estudos e acho muito legal a iniciativa.

    Gostaria de ver assuntos sobre MPLS_VPN, VRF, iBGP. Sérão assuntos abordados no meu TCC que apresentarei no final do ano.

    Se tiver alguma dica de como posso abordar esses assuntos ficaria grato. Ex: “Utilização de VPN camada 3 em redes MPLS para segregação de redes distintas com mesmo IP address”.

    Abraço.

    Roberto Mendes ([email protected]) .

  2. Olá Roberto,

    Obrigado pelos elogios!

    Quanto aos temas, eu procuro abordar amplamente os assuntos técnicos, mas sempre focado nas provas que estou almejando. Assuntos como iBGP eu abordei com laboratórios e resumos quando estava estudando para a BSCI (Roteamento).

    Espero que entenda a minha abordagem…

    Um grande abraço,
    Maurício.

  3. ELIZEU VENTURA disse:

    preciso de dicas para mepreparar para prova CCNA

  4. ELIZEU VENTURA disse:

    Alguem pode me ajudar?

  5. Rocio Callisaya disse:

    Gracias, es muy interesante y lo seguire consultando.

  6. Bruno Sousa disse:

    Primeiramente parabens pelo seu trabalho!!!

    Voce teria algo mais sobre GLBP?

  7. Oi Elizeu,

    Recomendo dar uma conferida no seguinte post que vai te iluminar:
    http://www.bentow.com.br/ccna-meu-estud

    Bruno, tudo bem?
    Na verdade, eu poderia falar mais sobre o HSRP que já implementei em um ISP, mas hands-on nunca tive com o GLBP. Ele foi cogitado, mas para nosso caso de uso o HSRP atendia pois todos equipamentos eram Cisco.

    O que especificamente você gostaria de saber do GLBP? No livro do CCNP do Hucaby ele explica em detalhes o funcionamento, recomendo dar uma conferida.

    Abraço,
    Bentow.

  8.  
Comentar