Olá Pessoal,

No processo de configuração de roteadores, switches e outros equipamentos Cisco, algumas vezes a gente se depara com limitações de software. Limitações como não permitir a configuaração de BGP, IS-IS, ou até mesmo private-vlans em switches nos deixam frustrados, pois sempre buscamos utilizar todo o potencial do equipamento.

Com base nesta frustração, foram descobertas duas ferramentas que utilizadas em conjunto trazem benefícios no entendimento e explicação das funções disponíveis no IOS, e um local onde é possível fazer o download de IOS para que possam ser feitos testes, para então obter a versão original do mesmo.

A primeira ferramenta, é o Cisco Feature Navigator em que é possível verificar todos os IOS disponíveis para o equipamento em questão, e ainda é possível filtrar com as funcionalidades que se quer presentes no IOS, como VPN, DDNS, roteamento BGP, e etc. Após escolher o modelo,  release (12.2, 12.2T e mais), e features (AdvIpserves, suporte a 3DES e etc), é apresentado o nome completo, utilização da  DRAM e  da Flash da imagem do IOS. Estes dados são apresentados na figura abaixo.

Localizador de funcionalidades das IOS Cisco

A segunda ferramenta, que complementa a primeira, é o IOSHUNTER. Esta ferramenta permite buscar por IOSs por modelo de equipamento. Desta forma, quando se decide qual IOS será utilizado no roteador, por meio da ferramenta anterior, é possível efetuar o download nesta ferramenta. Na figura abaixo, é possível verificar alguns dos muitos IOS disponíveis para a série 800, o meu novo roteador ADSL (em breve fotos do início do meu Cisco HomeLab).Software Ios Hunter

A utilização destas duas ferramentas em conjunto permite maior rapidez na identificação do IOS que satisfaz os requisitos necessários, permitindo um download rápido da imagem para testes. Ressalto, que após este processo a IOS deve ser adquirida.

Um grande abraço pessoal,

Maurício.

Compartilhe!
  • Twitter
  • Facebook
  • Digg
  • LinkedIn
  • del.icio.us
  • Technorati
  • Google Bookmarks
Comentar