Olá Pessoal,

Após um tempo de mudanças bruscas na vida, estou de volta para atualizar o blog. Agora, com uma notícia saindo do forno.

Para os que estavam acompanhando, saíram notícias não oficiais de que a trajetória de provas para conquistar o CCNP seria alterada. Hoje, ao verificar o forum do blog ccna, verifiquei que o prof. Adilson já estava up-to-date com a notícia.

Foram introduzidas novas provas para o CCNP, conforme a Cisco:

  1. 642-902 ROUTE: Disponível a partir de 10/Março/2010.
  2. 642-813 SWITCH Disponível a partir de 10/Março/2010.
  3. 642-832 TSHOOT Disponível a partir de 30/Abril/2010.

Agora, é possível obter o CCNP a partir de 3 provas (ou até em 2 se for feito o composite). As novas combinações possíveis para se certificar como CCNP são:

  1. BSCI ou ROUTE // BCMSN ou SWITCH // ISCW // ONT.
  2. COMPOSITE // ISCW // ONT.
  3. BSCI ou ROUTE // BCMSN ou SWITCH // TSHOOT.
  4. COMPOSITE // TSHOOT .

Vale ressaltar que todas as provas antigas do CCNP (BSCI, BCMSN, ISCW, ONT) podem ser feitas até o dai 31/Julho/2010, portanto após esta data vai ser possível atingir a certificação fazendo 3 provas. Deve-se notar que agora o preço pro prova não é mais U$ 150,00 e sim U$ 200,00.

O que a Cisco não comentou é do procedimento após o 31/julho. Esperamos que quem já tiver feito alguma prova possa ainda seguir alguma dessas 4 trajetórias.

Com esta mudança por vir, alterarei meu objetivo. Ao invés de fazer a ONT e ISCW, farei apenas a TSHOOT, direcionamento meu conhecimento para esta área de Troubleshooting. Outra curiosidade é que a Cisco vai abrir uma prova TSHOOT beta de 16/02 - 16/03 com custo de U$ 50,00 (os 150 primeiros a se inscrever não pagam) para os que quiserem ser cobaias. Esta prova terá a mesma validade que a TSHOOT, porém os resultados só serão publicados em 30/abril.

Vou iniciar minha busca por material para elaborar um plano de estudos na semana que vem para compartilhar com vocês.

Em breve trarei mais novidades para o blog. Neste final de semana é a minha colação de grau e formatura. Após esta semana, tudo vai se acalmar.

Um grande abraço pessoal,

Maurício.

Compartilhe!
  • Twitter
  • Facebook
  • Digg
  • LinkedIn
  • del.icio.us
  • Technorati
  • Google Bookmarks
8 comentários para “Mudança Oficial na Certificação CCNP”
  1. Julio Cesar disse:

    Olá Bento,

    Para força os meus estudos em novembro de 2009 comprei a prova BCMSN, mas isso não resolveu muito, devido a falta de tempo não estou estudando no momento, mas as coisas vão melhorar em fevereiro e estou determinado a estudar como nunca, eu não “manjo” muito de inglês (tenho uma leitura técnica razoável) percebi que isso não tem me animado muito para estudar, me matriculei em um curso de inglês para que seja possível ler os materiais de estudo. Por motivos pessoais e profissionais estou sendo quase “obrigado” a ser aprovado nesta prova até março/2010, para tentar alcançar este objetivo estou disposto a estudar 20 horas/semana, totalizando 8 semanas.

    Pergunto:

    Por onde começar? (Tenho o livro da Cisco press e o material NetAcad);

    O que posso fazer para melhorar a minha leitura no inglês?

    Qual simulador e o ideal para o laboratórios da prova BCMSN?

    Você acredita que posso passar nesta prova, com 20 horas de estudo por semana?

    Sei que tudo depende de muita dedicação, por isso conto com a sua ajuda para alcançar este objetivo, estou disponível para receber dicas e sugestões rsrsrs…..

    Agradeço pela atenção………Parabens pelo BLOG……….

  2. Felipe disse:

    Estou na mesma situação, passei hoje no CCNA com 100% de aproveitamento. Agora vou para o CCNP vou esperar esse plano de estudo e seguir também.
    Rumo ao CCNP

  3. Vinicius disse:

    Mauricio, conheci o blog por dar inicio aos estudos de rede e quero parabenizá-lo, por compartilhar suas info. Reconhecendo uma das maiores virtudes da vida que é a gratidão, continue assim e que Deus lhe abençoe.

  4. Jukinha disse:

    E aew Blz, achou algum material sobre a prova de Tshoot ????

  5. Olá Júlio Cesar,

    Desculpa a demora na resposta.

    Você já verificou esse link? http://www.bentow.com.br/2009/06/02/metodologia-de-estudos-para-bcmsn/

    Quanto ao inglês, eu só posso dizer como foi a minha experiência. Video games, filmes, e um pouco de curso de inglês e muita leitura em inglês.
    Mas para melhorá-lo, te recomendo cursos e tem um site que conheço pessoas que progrediram com as aulas (é de graça) http://www.livemocha.com.

    O simulador ideal para o CCNP é o Dynamips, porém algumas funções de switching não são possíveis simular, por isso que eu encontrei a melhor maneira para estudar a parte prática por meio do: http://www.bentow.com.br/2009/07/13/como-praticar-para-bcmsn-pequena-solucao/

    Qualquer coisa entre em contato.

    ABração,
    Maurício.

  6. Olá Felipe,

    Estou retomando o estudo para a TSHOOT.

    Consegui o PDF do Livro, e já está disponível no bentow.4shared.com. Agora, resta imprimir e criar o plano de estudos.

    Esse vai ser mais arrojado, pois não temos simulados nem questões resolvidas então a preparação deverá ser maior.

    Rumo ao CCNP!!!
    Abração,
    Maurício

  7. Olá Vinícius,

    Nossa cara me emocionei em ouvir tuas palavras.

    Acredito que o conhecimento é colaborativo e que também devemos contribuir em nossa vida. Com o blog eu quero contribuir dessa forma, com meus conhecimentos e experiência para caminharmos rumo à uma constante evolução.

    Não devemos nos acomodar!!!!

    Abração,
    Maurício.

  8. Oii Jukinha,

    Já está lá no HD do blog pasta Livros (bentow.4shared.com).

    Abração,
    Maurício.

  9.  
Comentar