Olá Pessoal,
Como muitos sabem, estou bastante atarefado ultimamente. Mas, aproveito o pouco do tempo que sobra para refletir sobre coisas que poderia colocar no blog que contribuem nos mais variados sentidos. Como vocês sabem, por meio do blog, busco ajudar e guiar a todos (e a mim) no caminho do crescimento pessoal e profissional. O técnico, o estudo e o raciocínio nos dão as habilidades, mas pessoalmente (e espiritualmente), a caminhada e aprendizado são longos!
Neste post, farei um depoimento mostrando (1) como compensa o estudo e (2) os benefícios diretos da certificação, que aconteceram comigo. Vamos lá!
1 – O estudo compensa
Um grande problema em relação aos estudos com foco na certificação é que você não está lutando para obter uma nota melhor do que outra pessoa, como no caso de um concurso público, você está lutando contra VOCÊ. É uma superação pessoal, que não tem nenhuma outra parte envolvida, é você contra você. Nesta jornada, muitos buscam cursos preparatórios, aulas, materiais na Internet e muitas outras ferramentas.
Não importa a maneira que é buscado o estudo para a certificação, e sim o como e se a pessoa vai seguir os planos de estudos. No meu caso, o maior benefício no estudo para as certificações foi o conhecimento do meu ritmo de aprendizado (curva de aprendizado), desenvolvimento de capacidades autodidata (metodologias e processos de estudos) e, com base nas duas qualidades citadas, criei a capacidade de organização de tempo (elaboração de cronograma real).
É claro que além deste aprendizado pessoal, adquiri um enorme conhecimento de redes de computadores e Cisco, mas não é este o escopo desta parte do post. O que quero passar é que o aprendizado, quando é focado na superação pessoal, é expandido e você acaba por se conhecer muito mais. Todas aquelas horas que você poderia ter saído com os amigos, família, namorada, valem a pena. Esse é o caminho para o crescimento pessoal e profissional.
2 – Benefícios obtidos com a certificação
Bom pessoal, quero relatar três casos que aconteceram (e estão acontecendo) comigo, relacionados à certificação.
- Emprego na SAP, início de atividades em 04/jan/2010. Mas, passar por todo processo seletivo foi sinistro. Mesmo não sendo diretamente ligado à Cisco, eles valorizaram eu estar preocupado em reconhecer meu conhecimento (e buscá-lo) para a área que tenho paixão em atuar. A certificação neste contexto me trouxe reconhecimento por parte da empresa de que eu busco a superação e desenvolvimento pessoal, e que eu tenho a capacidade de aprender coisas novas by myself. Por isso ressalto, o benefício não é só técnico, é muito maior.
- Brilho no Curriculum. Ano passado, me candidatei para dar um curso de linux para servidores, área que tenho alguma experiência e bastante conhecimento. Era um curso para nível básico (redes, firewall, serviços). Naquela época, enviei o mesmo currículo que tenho agora, só que sem CCNA e sem o brasão de certificado, e não deram a menor continuidade com o processo. Agora pessoal, o papel inverteu bastante! O pessoal do curso me chamou para entrevista, e está articulando uns horários malucos para eu poder comparecer, pois estou bastante ocupado. Do ano passado para cá, meu currículo só ganhou as certificações, nada mais. Por isso, posso afirmar que a certificação trouxe benefício direto neste aspecto.
- Prestador de serviços Cisco!!! Este emprego temporário é fruto direto da certificação, mas também veio agregado ao blog, pois foi por ele que recebi o chamado. No início desta semana, dia 03/out/2009, iniciei minhas atividades numa empresa terceirizada para reestrutuar o core da rede do escritório regional de uma empresa multinacional. Não irei citar nomes, mas pessoal, o ambiente e a infra-estrutura com o qual estou lidando é fenomenal e gigante!!!!! Estou aplicando todo o conhecimento teórico e prático neste projeto, muito legal.
Assim concluo, a certificação nos trás um crescimento pessoal e profissional, de fato. E neste post, quero deixar bem claro que compensa o tempo de estudo e foco dedicado para obtenção deste conhecimento.
Após a conclusão do meu trabalho de conclusão de curso (TCC), depois de 15/dez/2009, retomarei meus estudos para a CCNP, com a prova ONT. Portanto, acompanhem.
Um grande abraço pessoal,
Maurício.