Laboratorio Ipv6 Ospfv3 7200Olá Pessoal,

O tema abordado na BSCI é roteamento e é expandido incluindo a nova versão do protocolo IP, o IPv6. Esse novo protocolo proporcionará muitas dezenas de IPs a mais se comparado com o IPv4, utilizado atualmente.

O IPv6 para muitos (inclusive eu) é muito obscuro e complicado, mas se você estudar com calma atenção e praticar bastante através de laboratórios você entenderá seu funcionamento, inclusive estes endereços gigantes.

O laboratório que estou disponibilizando eu fiz para praticar o endereçamento, sumarização e o funcionamento com o OSPFv3 (OSPF para o IPv6).

Fiz uma configuração Multi-área como pode ser visto na figura em anexo e realizei uma sumarização de umas subredes para ver o seu reflexo na tabela de roteamento e nas LSAs do OSPF. Vale lembrar que o OSPFv3 difere um pouco de seu predecessor em relação as LSAs, portanto fique atento.

Como as IOSs mais antigas não dão suporte ao OSPFv3 foi necessário utilizar a IOS 12.4(T)9, com o roteador 7200. A imagem está disponível neste link ná pasta IOS - Dynamips.

Ressalto que a configuração na NVRAM dos roteadores é a completa, após configurar tudo e os TXTs que estão no arquivo é a configuração inicial.

Segue abaixo o laboratório:

Laboratorio Ipv6 e Ospfv3 multiarea 7200

Um abração pessoal,

Maurício Bento Ghem

Compartilhe!
  • Twitter
  • Facebook
  • Digg
  • LinkedIn
  • del.icio.us
  • Technorati
  • Google Bookmarks
3 comentários para “Laborátorio IPv6 e OSPFv3”
  1. Gostei muito do Laboratório !

    Eu e alguns amigos Instrutores do SENAC mantemos um Blog semelhante ao seu falando sobre tecnologias Cisco. Faça-nos uma visita, acho que temos muito em comum.

    Dê uma olhada em: http://www.netfindersbrasil.blogspot.com

    Abs,

    Adilson Aparecido Florentino
    Instrutor Cisco CCNA CCDA CCNP CCAI

  2. Olá Adilson,

    Muito interessante o blog de vocês! Já está nos meus favoritos.

    Como pode ver estou estudando arduamente para o CCNP. Alguma dica que vocês possam me dar nesta trilha?
    Tenho objetivo de até o final do ano concluir as quatro provas. Sou dedicado no mundo de Redes de computadores e bastante afiado em configuração (routers, linux… tudo que seja command-line e tenha IP eheheh).

    Abração,
    Maurício.

  3. [...] « Laborátorio IPv6 e OSPFv3 30 abr 2009 [...]

  4.  
Comentar