Olá Pessoal,

Criei este artigo para comparar o Packet Tracer 5.1 e o Dynamips (através do GNS3) associados ao uso para a CCNA.

Cada um destes programas tem as suas peculiaridades, facilidades e recursos. Quero ressaltar que estarei comparando estes programas para o seu uso na Certificação CCNA, pois para CCNP e subsequentes recomendo o Dynamips sem sombra de dúvida.

Packet Tracer

Oficialmente, este software é disponível somente para alunos do Netacad. Em sua versão 5.1 este software realiza a SIMULAÇÃO de roteadores e switches Cisco. Ele é muito bom no quesito desempenho, pois como não desempenha a função real do equipamento, e sim apenas a simula, não consome muitos recursos da máquina, mas também não proporciona todos os comandos de um roteador, muitos foram apagados. No quesito didática, o Packet Tracer é incrível! Para todos que estão iniciando no roteamento e nas configurações, em seu modo Simulation, é possível ver o pacote ou quadro/frame trafegando de um dispositivo para outro. E mais, se você clicar no pacote conforme ele passa pelo dispositivos é possível ver todo o processamento deste (encaminhar, descartar, etc…) e o próprio simulador te diz a pilha de verificações que ele faz para saber para onde encaminhar o pacote ou quadro (verifica tabela de roteamento, verificar NAT, encontrou entrada NAT, etc…). Estas informações podem ser vistas abaixo.

Packet Tracer Bentow

Dynamips (GNS3)

Enquanto que o PT é um simulador, o Dynamips é um EMULADOR unicamente de roteadores, ou seja ele pega a IOS oficial do dispositivo e a emula em sua máquina. No quesito funcionalidade você tem um roteador real na sua frente podendo até colocar ele para rotear, associando sua placa de rede física ao emulador. Esta funcionalidade completa de um roteador tem um custo, processamento e memória. É possível emular um roteador 3600 (IOS 12.3) com 64 MB de RAM, enquanto que um 7200 (IOS 12.4) precisa de 128MB, sem falar no processamento necessário.. O Dynamips seria mais indicado para todos que conhecem e bem roteamento e estão familiarizados com a rota de um pacote baseado nas tabelas de roteamento (e outros detalhes como filtro com ACL e etc…).

O GNS3 proporciona a facilidade de você desenhar a sua topologia e rodá-la com o Dynamips, similar ao Packet Tracer (para configurá-lo acesse Tutorial GNS3. Abaixo, é apresentada uma screenshot do Dynamips rodando 4 roteadores 7200, cada um com 128 de RAM alocados configurados segundo o Laborátorio IPv6 e OSPFv3.

Dynamips e GNS3 - Bentow

Conclusão

O Packet Tracer, ao meu ver, supre todas as necessidades de configuração no escopo da CCNA, através de seu simulador. Realiza todas as funções sem muito custo de máquina, possui toda uma parte didática importante para quem está começando e possui um pouco mais de facilidade na hora de criar, ou mesmo de importar um laboratório.

O Dynamips é uma plataforma completa, pois emula o dispositivo. Você tem o acesso completo e irrestrito ao IOS do roteador, mas você precisa ter uma máquina potente. Na figura acima foi utilizado um Core 2 Duo 1,8Ghz c/ 2GB de RAM. Na hora do bootstrap a máquina vai a 100% por um tempo até estabilizar. Se você pretende  num curto prazo fazer certificações de nível profissional da Cisco é interessante usar o Dynamips para ir praticando e testando comandos um pouco mais avançados e a interface ‘real’ de um roteador.

Para o CCNA, eu fico com o Packet Tracer.

Espero que este artigo tenha sido bastante esclarecedor para todos que tem a dúvida sobre qual software utilizar para realizar os laboratórios para a CCNA.

Um forte abraço pessoal,

Maurício Bento Ghem.

Compartilhe!
  • Twitter
  • Facebook
  • Digg
  • LinkedIn
  • del.icio.us
  • Technorati
  • Google Bookmarks
9 comentários para “Packet Tracer VS. Dynamips (GNS3) para CCNA”
  1. simulaçao caprichado disse:

    olá gostaria de uma ajuda sua pra fazer uma exatamente quase igual essa, poderia me ajudar nisso…./

    meu e-mail [email protected]

  2. Olá,

    Poderia me explicar melhor a sua dúvida?

    Att,
    Maurício.

  3. Silmar Silva de Souza disse:

    como faço para conseguir o IOS para usar no dynagen?

  4. Olá Silmar,

    Os IOSs utilizados nos tutoriais no blog podem ser encontrados no HD do blog:
    http://bentow.4shared.com, na pasta IOS.

    Att,
    Maurício.

  5. Marcus Vinicius disse:

    Mauricio,

    Parabens pelo blog, muito útil.

    Seguinte, baixei netsim7 do seu 4shared, porem a .dll e o .txt
    ensinando a instalá-lo parece que estão quebrados.

    Como faço?

    PS: se possível, me mande por e-mail.

    Grato.

  6. Olá Marcus,

    Não será mais possível disponibilizar o Boson Netsim pois o 4Shared está encomodando.

    Abração,
    Maurício.

  7. Vinicius S. A. disse:

    Valeu ae Bento! Excelente comparacao, ajudou-me muito :D

    Um Abraco!

  8. More info disse:

    I delight in, lead to I discovered exactly what I was looking for. You’ve ended my four day long hunt! God Bless you man. Have a great day. Bye

  9. Oi Vinicius,

    Fico feliz que pude contribuir.

    Abraço,
    Bentow

  10.  
Comentar